A Arquitetura Barroca no Brasil
A arquitetura barroca (AO 1945: arquitectura barroca) é o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que inicia-se a partir do século XVII e decorre até a primeira metade do século XVIII. A palavra portuguesa "barroco" define uma pérola de formato irregular.
O barroco é libertação espacial, é libertação mental das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar. É libertação da simetria e da antítese entre espaço interior e exterior. Por essa ser a vontade, de libertação, o barroco assume um significado do estado psicológico de liberdade e de uma atitude criativa liberta de preconceitos intelectuais e formais. É a separação da realidade artística do maneirismo. A arquitetura barroca ocorreu em vários países católicos da Europa como Itália, Áustria, Espanha e Portugal. Países protestantes como a Inglaterra não apresentam a arquitetura barroca.
BARROCO MINEIRO
O barroco chega à América Latina, especialmente ao Brasil, com os missionários jesuítas, que trazem o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. Os primeiros templos surgem como uma transplantação cultural, que se utiliza modelos arquitetônicos e de peças construtivas e decorativas trazidas diretamente de Portugal.
Com a descoberta do ouro, estende-se por todo o país o gosto pelo barroco. Durante o século XVIII, quando a Europa experimenta as concepções artísticas do Neoclassicismo, a arte colonial mineira resiste às inovações, mantendo um barroco tardio mas singular.
A distância do litoral e as dificuldades de importação de materiais e técnicas construtivas vão dar ao barroco de Minas Gerais um caráter peculiar, que possibilita a criação de uma arte diferenciada, marcada pelo regionalismo. A conformação urbana das vilas mineiras e a fé intimista, em que cada fiel se relaciona com seu santo protetor, viabilizam uma forma de expressão única, que se define como um gosto artístico e, mais do que isso, como um estilo de vida — um modo de ver, sentir e vivenciar a arte e a fé. As primeiras capelas, erguidas nos arraiais auríferos, seguiu-se a edificação de templos com magníficos altares, tetos pintados e imagens adornadas com ouro e pedras preciosas.
Surgiram além das igrejas, edifícios públicos e inúmeras moradias. As inovações artísticas pareciam acompanhar a vida econômica e financeira de uma região ilusoriamente próspera.
Nessa sociedade onde, em função da exploração das minas, crescia o número de escravos negros, a mestiçagem ocorria freqüentemente. Nos anos 70 do século XVIII era esmagadora a presença de mulatos e negros na capitania das Minas. Dados da época davam conta de que, dos cerca de 320 mil habitantes, 60 mil eram brancos. Então eram mudados muitos daqueles que participavam desta verdadeira escola que, nascida de mestres europeus, frutificou e amadureceu, encontrando sua própria expressão do "Belo".
Nesse contexto, surgem artistas que trabalham a partir das condições materiais da região, adaptando os ideais artísticos à sua vivência cotidiana. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manoel da Costa Ataíde são os expoentes máximos dessa arte adaptada ao ambiente tropical e ligada aos recursos e valores regionais. Aleijadinho introduz a pedra-sabão em seus trabalhos escultóricos para substituir o mármore, e Ataíde cria pinturas similares aos apreciadíssimos azulejos portugueses, quando trabalham juntos na Igreja de São Francisco de Assis. É nesse sentido que o barroco desenvolvido em Minas Gerais ganha expressão particular no contexto brasileiro, firmando-se como Barroco Mineiro.
O barroco pode ser dividido em três fases, segundo seus modelos de retábulos, construídos nas igrejas mineiras no período de 1710 a 1760.
Fases do Barroco
1ª fase
Retábulo nacional português.
Ocorrência: entre 1710 e 1730.
Características principais: colunas torsas (ou retorcidas) profusamente ornamentadas com motivos fitomorfos (folhas de acanto, cachos de uva, por exemplo) e zoomorfos (aves, geralmente um pelicano); coroamento formado por arcos concêntricos; revestimento em talha dourada e policromia em azul e vermelho.
Exemplo:
Capela de Santana, Ouro Preto, 1720
Exemplo:
Capela de Santana, Ouro Preto, 1720
2ª fase
Retábulo joanino
Ocorrência: entre 1730 e 1760.
Características principais: excesso de motivos ornamentais, com predominância de elementos escultóricos; coroamento com sanefas e falsos cortinados com anjos; revestimento com policromia em branco e dourado.
Exemplo:
Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto.
Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto.
3ª fase
Retábulo rococó
Ocorrência: a partir de 1760
Características principais: coroamento encimado por grande composição escultórica; elementos ornamentais baseados no estilo rococó francês (conchas, laços, guirlandas e flores); revestimento com fundos brancos e douramentos nas partes principais da decoração.
Sofre influência do estilo francês dominante na Europa a partir da segunda metade do século XVIII. No Brasil, o rococó é uma das fases do barroco, por ter se desenvolvido paralelamente à sobrevivência desse estilo.
Exemplo:Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto.
Principais Mestres da Arquitetura Barroca no Brasil
Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa _ Alejadinho (Vila Rica,atual Ouro Preto/MG_1738-1814)
Alejadinho foi um grande escultor e arqueteto do período colonial.
Filho de um arquiteto portugês e sua escrava mulata chamada Isabel,foi considerado o gênio da arte barroca no Brasil.Reproduzia coisas que nunca tinha visto pessoalmente ,confiava em sua própria imaginação.
Por volta de seus 50 anos ,contraiu uma doença que o deixou deformado e aleijado;a issose deve a denominação Aleijadinho.
Mesmo sem os dedos,ele continuou a trabalhar,pedia para que amarrassem o cinzel ao que lhe restava das mãos,e foi dessa maneira que fez as suas obras mais famosas:Igreja de Bom Jessus do Matosinho,em Congonhas do Campo,e Os 12 Profetas do Velho Testamento,que, feitos de pedra-sabão , decoram o andro da igreja.
Cinzel(intrumento cortante em uma das extremidades, usando especialmente por escultores e grafitadores).
Galeria de AleijadinhoCeia (A Última Ceia)
Data: 1795 - 1796
Técnica: madeira
Coroação de Espinhos
Data: 1796 - 1799
Técnica: madeira
O Carregamento da Cruz (O Salvador Carregando o Madeiro)
Data: 1796 - 1799
Técnica: madeira
Parofeta Baruc
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Abdias
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Amós Data: 1800 - 1805 Técnica: pedra-sabão |
Profeta Daniel
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Ezequiel
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Habacuc
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Isaías
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Jeremias
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Joel Data: 1800 - 1805 Técnica: pedra-sabão |
Profeta Jonas
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra-sabão
Profeta Naum
Data: 1800 - 1085
Técnica: pedra-sabão
Profeta Oséias
Data: 1800 - 1805
Técnica: pedra sabão
Manuel da Costa Ataide (Mariana /MG,1762-1830)
Ataíde foi um dos primeiros artistas barrocos brasileiros.Na sua pintura predominam cores tropicais puras ,anjos mulatos e madonas mestiças. Sua maior obra foi o teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco,em Ouro Preto.
A alegoria da Virgem dos Anjos prende - se na técnica do claro e escuro;a amplitude celestial é realizada pela graduação de tons , com raios esbranquiçados, que vão até as brumas escuras .
Faleceu em 2 de fevereiro de 1830,e o seu, corpo, como o de Aleijadinho,está no interior da Igreja de São Francisco de Assis ,em Mariana.
Obras:
Obra prima de Ataíde: pintura do teto da nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Os anjos mestiços no teto da Igreja do Santuário do Bom Jesus dos Matozinhos
Painel “A Última Ceia” (Colégio do Caraça –
1828). A única obra de cavalete realizada pelo
Pintor.
Matriz de Santa Bárbara
São Francisco Recebe as Regras da Sua Ordem (painel lateral da capela-mor) , fim do séc. XVIII
Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, MG)
Altar-mor da Igreja de São Francisco de Assis
Ouro Preto, MG
Capela-mor da Igreja de São Francisco de Assis
Ouro Preto, MG
Altar lateral da Igreja de São Francisco de Assis
Ouro Preto, MG
Mestre Valentim (1745 - 1813) Valentim da Fonseca e Silva (Serro MG ca.1745 - Rio de Janeiro RJ 1813). Escultor, entalhador, arquiteto, urbanista. Em 1748, é levado por seu pai a Portugal, onde aprende o ofício de escultor e entalhador. Retorna ao Rio de Janeiro e, por volta de 1770, abre uma oficina no centro comercial. Pertence à Irmandade dos Pardos de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Em 1772, trabalha com o entalhador Luís da Fonseca Rosa na decoração interna da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, realizando trabalhos até 1800. Durante a gestão do vice-rei, Dom Luís de Vasconcelos e Sousa (1740 - 1807), entre 1779 e 1790, é o principal construtor de obras públicas da cidade do Rio de Janeiro nas áreas de saneamento, abastecimento e embelezamento urbano, como o Passeio Público, feito em colaboração com o pintor Leandro Joaquim (ca.1738 - ca.1798) e com os decoradores Francisco dos Santos Xavier e Francisco Xavier Cardoso de Almeida. Entre 1790 e 1813, executa talha e imagens sacras para as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, São Pedro dos Clérigos, Santa Cruz dos Militares e Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco. Obras: Chafariz da Pirâmide (obra de Mestre Valentim) -Centro-Rio de Janeiro
|
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_barroca
http://www.macamp.com.br/variedades/Barroco.htm
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtN7gaRlVGuYuwwDCw3zIv-q14xsoGi3lJvlQh0b1jr9cUM6ZESYrNVHhVI4JYxTkM4JFfVtCeQ-eTHBwfEtrJvBKg3PLIYzr_DkdyRMEP3GT38kTUipO_OYet368PGgeUAD1Q7CWc3_-c/s1600/monica+e+aleojadinho.JPG :
(Livro Projeto Didático de Pesquisa)
http://bethccruz.blogspot.com/2009/11/manuel-da-costa-ataide.html
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/galeria/aleijadinho/2# https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtN7gaRlVGuYuwwDCw3zIv-q14xsoGi3lJvlQh0b1jr9cUM6ZESYrNVHhVI4JYxTkM4JFfVtCeQ-eTHBwfEtrJvBKg3PLIYzr_DkdyRMEP3GT38kTUipO_OYet368PGgeUAD1Q7CWc3_-c/s1600/monica+e+aleojadinho.JPG :
(Livro Projeto Didático de Pesquisa)
http://bethccruz.blogspot.com/2009/11/manuel-da-costa-ataide.html
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2586
http://www.sabercultural.com/template/ArteBrasilEspeciais/ManoelDaCostaAthayde.html
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=902&cd_idioma=28555
http://www.sabercultural.com/template/ArteBrasilEspeciais/ManoelDaCostaAthayde.html
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=902&cd_idioma=28555
Nenhum comentário:
Postar um comentário