quinta-feira, 7 de abril de 2011

                              BARROCO     
                                                 
“É um estilo voltado para a alusão (e não a copia) e para a ilusão enquanto fuga da realidade convencional. Se partirmos da exegese(interpretação)do estilo barroco em termos  de crise defensiva da Europa  pré-industrial,aristocrático  e jesuítica (Espanha e Portugal), perante o  avanço racionalismo burguês(Inglaterra,Holanda,França),então entendemos o quanto a angústia ,de desejo de fuga e de ilimitado subjetivismo havia nestas formas.E entendemos também a imagem barroca da vida como um sonho,como uma comédia, como um labirinto,um jogo de espelhos,uma festa:o triunfo da ilusão”.                                  
                                         (Alfredo Bosi)       


Surgiu no final do século XVII e início do século XVIII na Espanha e expandiu-se por toda a Europa.O movimento barroco inicia-se,em Portugal,em 1580,com a morte de  Camões,e termina com a fundação da Arcádia Lusitana.Está relacionada à Contra- Reforma.

O século XVII é um período de grandes conflitos e contradições.A situação de instabilidade política e a decadência econômica nos países europeus foram fatores importantes para o surgimento desse movimentos artístico.

O Barroco é fruto de um período em que o conservadorismo da igreja se manifesta, reagindo contra a inovação da época e os valores burgueses, como o amor, o luxo, o dinheiro, etc. Procura-se, então, restaurar um clima de religiosidade, contrario as idéias da antiguidade clássica.
Esses fatores fizeram com que o homem conciliasse os valores medievais (teocentrismo) com os valores renacentistas (antropocentrismo).

Essa situação contraditória provocou um aparecimento de atitudes igualmente contraditórias do artista diante do mundo, da vida e de si mesmo.           
                

  
            O Barroco no Brasil

Diferente do Barroco europeu,que se voltou principalmente às exigências de um público aristocrático o Barroco Brasileiro nasce e se desenvolve em condições bastante diferentes,ganhando características proprias, como as que se vêem na poesia do baiano Gregório de Matos.

  Século XVII.O Brasil era o grande celeiro da cana-de-açúcar . Os colonos portugueses que vianham para cá estavam interessados na exploração da cana-de-açúcar e no enriquecimento rápido.Poucos entre eles sabiam ler e escrever .Entretanto,aos poucos foi surgindo na colônia um grupo de pessoas cuja formação intelectual acontecia em Portugal - geralmente advogados, religiosos ou homens de letras,na maioria filhos de comerciantes ricos ou de fidalgos instalados no Brasil. Essa elite foi responsável pelo nascimento de uma  literatura brasileira ,inicialmente frágil ,presa a modelos lusitanos e sem  um público consumidor ativo e influente .
 A realidade brasileira era então muito diferente da portuguesa. Tratava-se de um centro de comércio,de exploração da cana- de-açúcar;de uma realidade de violência ,em que se escravizava o negro e se perseguia o índio. Não se via aqui o luxo e a pompa da aristocracia européia, que, como público consumidor, aprciava e estimulava o refinamento da arte.
Apesar disso, os modelos literários portugueses chegaram ao Brasil, e o Barroco, cujas origens se confundem com as da nossa próprias literatura, deu seus primeiros passos. Não havia sentimentos de grupos ou de coletividade: a literatura produzida em meio ao espírito de aventura e de ganância da mentalidade colonista foi fruto de esforços individuais.Aqueles que escreviam encontraram na literatura um istrumento para criticar e combater essa mentalidade, para moralizar a população por meio dos princípios da religião ou, ainda, para dar vazão a sentimentos pessoais profundos.
O Barroco no Brasil ganhou impulso entre 1720 e 1750,quando foram fundadas várias academias literárias por todo o país. Nas artes plásticas, esse desenvolvimento só acontefceu no século XVIII,        enquanto, em decorrência da descoberta do ouro em Minas Gerais, construíram-se igrejas de estilo barroco no país .
A obra considerada tradicionamente o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopéia(1601), de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os lusíadas.





Referência:
Livro: (Didático de Pesquisas)

Livro : Português Linguagens/Literatura-Produção de Texto-Gramática/William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário